Aeroporto Industrial De Confins

O Aeroporto Industrial de Belo Horizonte, em Confins, o primeiro do país, finalmente irá decolar. Com uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados, o empreendimento permitirá às empresas lá instaladas regime aduaneiro especial e isenção de impostos para exportação. A inauguração, marcada para esta sexta-feira (14), acontece após mais de 15 anos do surgimento do projeto e seguidos esforços do governo Estadual.
 
A previsão do início de operação é agosto deste ano. Segundo o superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Danilo Colares, 20 empresas de alta tecnologia já manifestaram interesse em se instalar no Aeroporto Industrial.
 
A procura é justificada por vantagens que vão do ganho de competitividade e logística à menor burocracia. As pretendentes devem entrar com requerimento junto à Inspetoria da Receita Federal pleiteando os benefícios nas regras e termos do Aeroporto Industrial.
 
Conforme o inspetor principal da Alfândega da Receita Federal em Minas Gerais, Orlando Soares dos Santos, uma vez na zona do Aeroporto Industrial, as empresas que destinarem os produtos finais para o mercado externo terão isenção de Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vinculado à importação e de contribuições como PIS, Pasep e Cofins. No âmbito estadual, o empresário livra-se do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Só haverá taxação se as mercadorias forem destinadas ao mercado nacional.
 
“Uma empresa importa um chip dos Estados Unidos e uma tela da China. Na própria área do aeroporto, ela recebe as mercadorias, monta um computador e vende para o mundo inteiro. Além da enorme economia com o pagamento de impostos, as companhias têm enorme ganho no processo produtivo”, explica Santos.
 
Para Colares, o aeroporto industrial em Minas, empreendimento inédito no Brasil, representa um grande avanço no comércio exterior mineiro e brasileiro, além de significar competição em nível de igualdade com o mercado global.
 
Iniciativa busca reduzir custo de produção
 
O Aeroporto Industrial também é um remédio contra o custo Brasil, segundo o superintendente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danilo Colares. “Com logística mais fácil, o produto chega ao aeroporto, não tem embaraço no despacho alfandegário e tem suspensão tributária enquanto o insumo está ali. É uma forma de conter o custo Brasil”, diz.
 
Dentre os empreendimentos que poderão operar no Aeroporto Industrial estão, como exemplo, os da indústria aeroespacial, de equipamentos eletrônicos, de ciências da vida e de tecnologia da informação. São produtos de alto valor agregado, dentro da cadeia global de suprimentos e processos de distribuição sensíveis ao tempo.
 
A implantação do Aeroporto Industrial ganhou impulso após a concessão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, à iniciativa privada. Desde que saiu vencedor do leilão do terminal, o consórcio Aerobrasil, formado pela empresa CCR e pelas operadoras Flughafen Zurich AG (Suíça) e Munich Airport (Alemanha), iniciou as prospecções. Sem mais a necessidade de processo licitatório, o empreendimento pode sair do papel.
 
O governo estadual já investiu R$ 17 milhões na primeira fase do Aeroporto Industrial. O prédio da Receita Federal onde funcionará a área incentivada foi erguido, e o regime aduaneiro diferenciado, homologado.
 
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) tentou licitar as áreas do Aeroporto Industrial duas vezes antes da privatização, sem sucesso.
 
A CCR informou que se pronunciará após a assinatura do contrato de concessão, prevista para 17 de março...

Sobre a loja

Através de parcerias solidamente construídas, agenciamos serviços de entrega por todo o país. Resolvemos as mais diversas necessidade de transporte e logística de entregas, desde grande porte até pequeno porte em regiões metropolitanas. Possuímos mais de 300 caminhões agregados dos mais diversos tipos de veículos, desde carretas de grande porte, grade baixa, grade alta, porta contêiner, baús, siders, caminhões truck, caminhões 3/4, vans, utilitários, motocicletas e num futuro próximo, drones.

Selos
  • Site Seguro

Vitoria Trans Bhte Ltda. - CNPJ: 07.986.661/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail